5 Vantagens da Automação de Marketing para a sua Empresa

5 Vantagens da Automação de Marketing para a sua Empresa

A automação de marketing é uma estratégia que utiliza a tecnologia para levar os leads ao longo do funil de vendas, através da nutrição dos contactos por ações personalizadas. 

Investir em automação de marketing permite o aumento das vendas e receita, através da diminuição do custo de aquisição de clientes e do aumento da retenção. Fique a conhecer as vantagens da Automação de Marketing e entenda porque é algo que deve implementar na sua empresa o mais rápido possível. 

 

Vantagens da Automação de Marketing: 

Captação de Leads Qualificada 

Ter um alto número de visitantes no seu site é bom, mas converter esses visitantes em leads é muito melhor. A automação de marketing utiliza landing pages, notificações, pop-ups, mensagens e formulários para captar de forma eficiente os contactos dos utilizadores. 

Ao fazer anúncios online, por exemplo, a automação de marketing permite criar uma landing page para captação de leads, seguindo-se de disparos de email para os novos contactos de forma segmentada.  

Fluxo de Nutrição de Leads 

Após a captação de novos contactos, é necessário nutrir esses leads para os levar à conversão. A automação de marketing permite a análise de dados e monitorização do comportamento dos utilizadores, para enviar ações personalizadas a cada pessoa: se um utilizador visitou a página de certo produto, pode enviar-lhe informação sobre esse produto específico! 

Também pode utilizar pop-ups no website como última comunicação com os visitantes que manifestem intenção de sair, oferecendo uma oferta irrecusável para ficarem. 

A magia da automação de marketing acontece quando nutrimos o lead através de variados canais de comunicação, e enviamos mensagens personalizadas para cada utilizador, de acordo com os seus interesses. Estas ações estreitam a relação do consumidor com a marca, aumentam a confiança e, por conseguinte, levam à conversão. 

Lead Scoring: O Marketing a Favor das Vendas 

Lead scoring é uma técnica de classificação dos leads com base nos seus pontos de interação. Ao definir uma pontuação para cada um dos seus contactos, saberá quando um contacto está pronto para tentar fechar o negócio. 

Por exemplo: 

  • Conversão num formulário: 10 pontos 
  • Clique num botão do email: 5 pontos 
  • Visualização da página de produto: 20 pontos 

A classificação pode ser diversa, mas é importante que esteja de acordo com a ação tomada, considerando os objetivos do seu negócio. Ao estabelecer os critérios de pontuação, defina uma média de pontos para que um contacto seja considerado como uma oportunidade de venda. 

Qualificação do processo pós-venda 

É muito mais fácil ganhar dinheiro ao manter os seus clientes fidelizados, do que ao tentar conquistar novos clientes. Ter clientes envolvidos e dispostos a partilhar a sua marca – fãs – é o objetivo final! 

A utilização de caixinhas de chat para qualificar o atendimento, de fluxos de automação de pós-venda ou até de formulários de satisfação mantêm a relação com o cliente após a venda e trazem-lhe informação valiosa para melhorar o serviço. 

Métricas e relatórios: acompanhamento eficaz 

As ferramentas de automação de marketing possibilitam o acompanhamento mais detalhado das métricas de marketing, incluindo o comportamento de cada utilizador, de forma individual. Isto permite agir rapidamente, antecipar as necessidades dos clientes e chegar à conversão mais facilmente. 

 

Como Implementar Automação de Marketing? 

A automação de marketing é uma ferramenta poderosa para a estratégia digital da sua empresa, quando utilizada de forma correta. É fundamental escolher uma plataforma de qualidade e criar todas as configurações necessárias para uma comunicação com os clientes sem falhas.  

Na Pixel in Motion, temos especialistas em automação de marketing, prontos para transformar os visitantes do seu website em clientes fiéis. Fale connosco e conheça o que poderemos fazer pela sua empresa

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