6 Tendências das Redes Sociais

6 Tendências das Redes Sociais

Dec 02, 2024

Antes de se preocupar com as tendências, foque-se em selecionar as redes sociais onde a sua marca vai estar presente.

Faz sentido criar um perfil em todas as redes que existem? Nas que elegeu, vai conseguir ‘alimentar’ esse perfil ou vai deixá-lo ao abandono?

Tudo deve ser bem pensado, com foco na imagem que pretende passar da sua empresa. De nada lhe serve estar numa rede social, se não conseguir geri-la. Se for realmente importante para a sua marca, considere entregar essa tarefa a um profissional. Não arrisque arruinar a sua marca, antes mesmo de a lançar!

 

Agora, passemos ao que o trouxe aqui...

O marketing digital é uma roda-viva e todos os dias há novidades, novas funcionalidades, novas apps e redes, novas tendências e muito mais! É uma área mutável, em constante evolução. Não é tarefa fácil manter uma equipa atualizada, nos conhecimentos e nas competências, de forma a conseguir atingir objetivos!

Prevê-se, para os próximos tempos, o crescimento de algumas tendências já existentes, o abandono de outras e o surgimento de novas. Vamos a isso!

 

1. O conteúdo é rei!

Já aqui falámos dele, mas nunca é demais repetir... aposte no Marketing de Conteúdos! É uma tendência em constante crescimento. Ofereça conteúdos com qualidade e relevância. A longo prazo, atrai novos clientes e fideliza os existentes.

2. O poder dos influencers

Goste-se ou não, há que admitir: os influenciadores conquistam e conseguem proximidade. Criam relações de confiança, atingem vasto alcance e elevado engagement nas publicações. Há ainda uma segmentação natural dos seus seguidores, o que permite às marcas selecionar os seus parceiros influencers com relativa facilidade. São criativos nos conteúdos criados, humanizam as marcas com ligações emocionais ao público e entregam resultados.

Há, porém, um senão nesta tendência: o valor cobrado pelos melhores. Infelizmente, não está ao alcance de todos, mas não desista. Os ‘nano influenciadores’ existem, são mais acessíveis e podem agregar valor, quando se trata de um nicho de mercado, originando o retorno expectável.

3. Otimizar para smartphones

O acesso à web através dos telemóveis tem crescido exponencialmente, em detrimentos de outros dispositivos. Os fabricantes apresentam cada vez mais funcionalidades através dos smartphones, permitindo aos utilizadores a facilidade de concentrar várias tarefas num mesmo equipamento. Portanto, adapte os seus conteúdos e anúncios de forma a direcioná-los para estes dispositivos, proporcionando uma melhor experiência aos utilizadores.

4. Áudio e Vídeo

O surgimento em massa de conteúdos audiovisuais (como os apresentados no Tik Tok, por exemplo) ou os podcasts, despoletou o uso do áudio e do vídeo, originando a necessidade de adaptação, por parte da maioria das redes sociais e outras plataformas, para fazer frente à concorrência ou mesmo para se manter na liderança.

Estudos apontam para um aumento do alcance e do engagement, quando se trata deste tipo de conteúdos, prevendo-se assim uma aposta das marcas nesta tendência.

Uma dica: para os dispositivos móveis, aposte em vídeos na vertical, que ocupem todo o visor. Comenta-se que o próprio Youtube se prepara para permitir essa funcionalidade... isso já diz tudo!

5. Chatbots e Inteligência Artificial (IA)

Vendas online e atendimento ao cliente exigem um tratamento especializado, personalizado, com foco na eficácia da operação, na automação dos processos e numa experiência otimizada para o consumidor. Informe-se sobre o que melhor se adapta à sua empresa e avance, rumo ao sucesso.

6. Humanizar, sempre!

Coloque em prática as sugestões apresentadas, sem nunca esquecer de que está a falar com seres humanos, cada vez mais atentos, informados, críticos e exigentes. A inteligência artificial é uma tendência com muitas vantagens, mas a humanização será sempre insubstituível. Reúna o melhor das duas e combine, harmoniosamente, numa estratégia bem fundamentada, com objetivos concretos e mensuráveis.

O seu público agradece! A sua marca cresce!

 

Tendências apresentadas — aconselhamos a manter-se atualizado — já que amanhã haverá, certamente, mais novidades. Agora é o momento de pôr em prática. É trabalhoso! Bem feito, dá mesmo muito trabalho. Contudo, acredite que vale a pena!

Precisa de uma mão extra? A Píxel in Motion tem uma equipa preparada para ajudar a alavancar o seu negócio. Pondere se, de facto, é mais vantajoso contratar um gestor de redes sociais, um designer e um copywriter, ou entregar essas tarefas a quem todos os dias se prepara para lhe facilitar a vida e apresenta resultados concretos.

Venha daí, numa visita guiada ao futuro! Marque já uma reunião com a Píxel.

 

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