Marketing Automation: O que é e porque deve implementar na sua empresa

Marketing Automation: O que é e porque deve implementar na sua empresa

A automação de marketing, mais conhecida pelo seu termo em inglês – Marketing Automation – é um conjunto de práticas digitais que potenciam a sua estratégia de marketing, ao automatizar ações e processos de marketing e comunicação.

Podemos considerar a Automação de Marketing a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até à conversão.

Mais de 50% das empresas já utilizam automação de marketing, segundo dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, da Emailmonday.

Marketing Automation: o que é?

Marketing Automation consiste na utilização de plataformas digitais para garantir uma comunicação segmentada e eficiente, com base no comportamento dos consumidores. É a forma perfeita de se assegurar que envia a mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo – tudo isto feito de forma automatizada. Ao utilizar ferramentas de análise da interação e comportamento do público, o marketing automation permite a criação de ações personalizadas.

A automação de marketing não consiste apenas no envio de emails. A ferramenta permite realizar ações integradas com as redes sociais, o seu website, emails, landing pages, SMS, whatsapp e muito mais.

Marketing Automation e o Funil de Vendas

Marketing Automation é a forma ideal de se manter em contacto com os seus clientes em variados canais, acompanhando os leads ao longo do funil de vendas, desde o momento em que conhecem a sua marca até à fase de conversão.

Um funil de vendas é mesmo isso: o caminho percorrido pelos  potenciais clientes, desde o momento em que conhecem a sua marca, até ao momento em que convertem. Um funil de vendas é uma ferramenta poderosa que deve ser utilizada por qualquer marca para aumentar a taxa de conversão. Ao entender exatamente o interesse do lead na sua fase do processo de compra, poderá fornecer-lhe todas as informações que precisa em determinado momento de forma automatizada.

Para entender melhor o poder do marketing automation no funil de vendas, vejamos um exemplo prático:

Um utilizador encontra a sua marca nas redes sociais e entra no seu website. O seu website não converte por si só – é necessário utilizar ferramentas e estratégias extra para agarrar o visitante. Com o marketing automation, pode fazer aparecer um pop-up no website oferecendo 20% de desconto em troca do seu registo.

O utilizador regista-se. Você fica a conhecer o seu nome – vamos dizer que é Carlos, email e número de telemóvel. Com esta informação, envia o cupão para o email do Carlos, e outros emails de informação relevante de acordo com o produto específico que ele visitou no seu website. Se o Carlos não comprar nesse mês, você envia um SMS a lembrar que o cupão de desconto vai expirar – e é aí que o Carlos decide comprar!

Depois da conversão, é enviado um email ao Carlos para avaliação do serviço. Com esse feedback, você pode melhorar o atendimento da sua empresa e deixar mais clientes satisfeitos. Continue a enviar comunicação personalizada para o Carlos e ele irá tornar-se um cliente fiel!

Toda esta comunicação personalizada acontece de forma automática. No entanto, é necessária uma preparação inicial, como um planeamento do funil de vendas e nutrição de leads, a preparação dos materiais de comunicação e toda a configuração numa ferramenta de qualidade. Na Pixel in Motion, temos especialistas em automação de marketing que sabem a melhor forma de agarrar os visitantes do seu website e torná-los clientes do seu negócio.

Uma estratégia de marketing automation aumenta as vendas, reduz o custo de aquisição e aumenta a fidelização dos clientes. 

 

 

Vantagens do Marketing Automation

Captação de Leads Qualificada

Ter um alto número de visitantes no seu site é bom, mas converter esses visitantes em leads é muito melhor. A automação de marketing utiliza landing pages, notificações, pop-ups, mensagens e formulários para captar de forma eficiente os contactos dos utilizadores.

Ao fazer anúncios online, por exemplo, a automação de marketing permite criar uma landing page para captação de leads, seguindo-se de disparos de email para os novos contactos de forma segmentada.

Fluxo de Nutrição de Leads

Após a captação de novos contactos, é necessário nutrir esses leads para os levar à conversão. A automação de marketing permite a análise de dados e monitorização do comportamento dos utilizadores, para enviar ações personalizadas a cada pessoa: se um utilizador visitou a página de certo produto, pode enviar-lhe informação sobre esse produto específico!

Também pode utilizar pop-ups no website como última comunicação com os visitantes que manifestem intenção de sair, oferecendo uma oferta irrecusável para ficarem.

A magia da automação de marketing acontece quando nutrimos o lead através de variados canais de comunicação, e enviamos mensagens personalizadas para cada utilizador, de acordo com os seus interesses. Estas ações estreitam a relação do consumidor com a marca, aumentam a confiança e, por conseguinte, levam à conversão.

Lead Scoring: O Marketing a Favor das Vendas

Lead scoring é uma técnica de classificação dos leads com base nos seus pontos de interação. Ao definir uma pontuação para cada um dos seus contactos, saberá quando um contacto está pronto para tentar fechar o negócio.

Por exemplo:

  • Conversão num formulário: 10 pontos
  • Clique num botão do email: 5 pontos
  • Visualização da página de produto: 20 pontos

A classificação pode ser diversa, mas é importante que esteja de acordo com a ação tomada, considerando os objetivos do seu negócio. Ao estabelecer os critérios de pontuação, defina uma média de pontos para que um contacto seja considerado como uma oportunidade de venda.

Qualificação do processo pós-venda

É muito mais fácil ganhar dinheiro ao manter os seus clientes fidelizados, do que ao tentar conquistar novos clientes. Ter clientes envolvidos e dispostos a partilhar a sua marca – fãs – é o objetivo final!

A utilização de caixinhas de chat para qualificar o atendimento, de fluxos de automação de pós-venda ou até de formulários de satisfação mantêm a relação com o cliente após a venda e trazem-lhe informação valiosa para melhorar o serviço.

Métricas e relatórios: acompanhamento eficaz

As ferramentas de automação de marketing possibilitam o acompanhamento mais detalhado das métricas de marketing, incluindo o comportamento de cada utilizador, de forma individual. Isto permite agir rapidamente, antecipar as necessidades dos clientes e chegar à conversão mais facilmente.

 

Como Implementar Marketing Automation?

A automação de marketing é uma ferramenta poderosa para a estratégia digital da sua empresa, quando utilizada de forma correta. É fundamental escolher uma plataforma de qualidade e criar todas as configurações necessárias para uma comunicação com os clientes sem falhas.

Na Pixel in Motion, temos especialistas em automação de marketing, prontos para transformar os visitantes do seu website em clientes fiéis. Fale connosco e conheça o que poderemos fazer pela sua empresa.

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