Marketing Natalício: 3 Passos para preparar a sua campanha de Natal

Marketing Natalício: 3 Passos para preparar a sua campanha de Natal

Comece já a preparar as campanhas de marketing digital e faça a sua empresa brilhar no próximo Natal 

É verdade, já estamos em Dezembro. Ainda ontem foi agosto. Mas ainda falta algum tempo para o Natal… posso preocupar-me com as campanhas mais tarde, certo? Errado!  

Uma campanha de marketing bem-sucedida incorpora vários ingredientes: estratégia de marketing, plano de comunicação, cronogramas de atividades e de lançamento e promoção da campanha, além do desenvolvimento da própria campanha. Dependendo do tipo de campanha, esta poderá levar dias, semanas ou até meses a concretizar. 

O melhor é começar o mais rápido possível a preparar as campanhas de Natal, para depois não ter de correr contra o tempo ou acabar por não conseguir implementar todas as suas ideias. Vamos lá, este ano vai ser diferente! 

Passo 1: Defina os objetivos da campanha e entenda o comportamento dos consumidores 

Tratando-se de uma campanha de Natal, provavelmente o seu objetivo será aproveitar esta época de maior consumo para aumentar as vendas da sua empresa.  

Até aqui tudo bem, mas como vai alcançar a sua meta? 

É obrigatório conhecer minuciosamente o seu público-alvo, de modo a identificar a melhor estratégia para chegar às pessoas certas e convencê-las a comprar o seu produto ou serviço. 

No geral, além das receitas das vendas, as suas prioridades para a época festiva devem incluir:  

  • melhorar a experiência do consumidor,  

  • partilhar a informação exata que o cliente procura e  

  • estar presente no momento certo, no dispositivo certo. 

Segundo a tsf, o dia com maior número de compras em lojas físicas na época de Natal do ano passado foi 23 de dezembro. Em 2020, as compras online subiram 40% em comparação com dezembro de 2019. Além disso, 39% das compras de Natal em Portugal são feitas por smartphone (ou tablet) – dados do dn insider de 2019.  

Para obter informação específica da sua empresa ou indústria, utilize o Google Analytics e procure as páginas e produtos mais visitados na sua loja online, na época de Natal dos anos anteriores. Poderá também utilizar o Google Trends para averiguar quais as datas com mais pesquisas no Google dos seus produtos. Estas serão as datas-chave para promover as suas campanhas! 

Passo 2: Decore o seu website para o Natal 

  • Otimização para mobile 

Já sabe que cada vez mais consumidores fazem as suas compras de Natal online, principalmente nos dispositivos móveis. Torna-se impreterível para as empresas terem uma loja online ativa, que ofereça uma boa experiência de compra e seja responsiva aos vários dispositivos. Este é o primeiro passo para aumentar as suas vendas no próximo Natal. 

Dica: coloque banners e rodapés alusivos ao Natal no seu website. Além de informar os clientes das campanhas promocionais, esta decoração vai deixar as pessoas no espírito natalício e aumentar a propensão para comprar. O Natal é um ótimo acelerador da taxa de conversão! 

  • SEO Sazonal 

Para atrair compradores de Natal, o seu site precisa aparecer nos primeiros resultados do Google para pesquisas relativas ao Natal. Para isso, deve fazer uma pesquisa de palavras-chave da sua área de negócio nesta época, e otimizar o seu website de acordo com os termos de pesquisa dos consumidores natalícios. 

As pesquisas realizadas nos meses de inverno variam muito em relação às pesquisas realizadas na primavera e no verão, portanto, a análise de palavras-chave é importante nesta fase. 

Passo 3: Prepare a sua comunicação de Marketing 

O seu site e-commerce já está decorado e preparado para o Natal. Você já conhece bem o que o seu público-alvo pesquisa e quando procura pelos seus produtos. Já definiu qual a oferta perfeita para o seu nicho. Agora, é hora de desenvolver as campanhas!  

Canais ideais para as campanhas de Natal: 

  • Email Marketing 

O email marketing é uma ferramenta poderosa para informar os seus clientes das promoções de Natal. Para uma maior taxa de sucesso, segmente a sua lista de clientes e personalize as campanhas e ofertas de acordo com as suas preferências. 

  • Automação de Marketing 

A automação de marketing é fantástica porque funciona em tempo real. Por exemplo, quando um cliente entrar no seu website e estiver a ver um produto, pode enviar uma notificação a oferecer um desconto se ele comprar mais quantidade.  

Ah! E não se esqueça de lembrar os clientes dos carrinhos abandonados, que têm a capacidade de recuperar cerca de 10% dos lucros perdidos! 

  • Redes Sociais 

Aproveite o espírito festivo da população para inserir este tópico nas suas publicações das redes sociais. Considere os seus objetivos e utilize uma combinação de diferentes publicações direcionadas ao engajamento, cliques para o site e vendas. 

Para se inspirar, veja o que seus concorrentes fizeram nos anos passados e o que funcionou melhor. 

  • Publicidade no Google Ads 

Google Ads é outra plataforma perfeita para garantir que os seus produtos ou serviços são vistos por um elevado número de pessoas. Se a sua empresa tiver um elevado número de concorrentes online e tem investido pouco em SEO, os esforços de SEO na época de Natal não terão resultados instantâneos – a solução é combinar com o Google Ads. 

Tal como no SEO, o objetivo é atrair a atenção dos consumidores que realizam termos de pesquisa sazonais. Faça a pesquisa de palavras-chave e planeie as campanhas nesse sentido. 

 

O seu negócio está preparado para o Natal? 

Os exemplos acima são apenas algumas formas de preparar seu negócio para o Natal. Ao utilizar as estratégias certas, irá conseguir lucrar com o aumento da procura por compras online durante o período festivo. 

 

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