Redes Sociais | Investir em anúncios ou em conteúdos?

Redes Sociais | Investir em anúncios ou em conteúdos?

Dec 02, 2024

Lá diz o ditado: ‘quem não é visto, não é lembrado’... como mostrar-se ao público certo?

Atualmente, estar online é imprescindível. Contudo, só isso não basta. A sua estratégia vai determinar o seu percurso digital. Pagar publicidade online ou produzir conteúdos com qualidade? Depende da sua ambição.

 

Qual é o objetivo da sua marca?

Se aspira criar uma conexão com o seu público-alvo, gerar mais interação nas redes sociais, fidelizar clientes, sem dispor de um investimento financeiro elevado e sem grande urgência, aposte numa estratégia de conteúdos.

Este tipo de estratégia é mais demorado, portanto, conte com uns meses para começar a ter resultados. Carece de tempo para criar conteúdos úteis e relevantes para o seu target, oferecê-los nas diversas redes, websites e outras plataformas, com uma periodicidade constante, bem como manter o seu website e blogs atualizados. Contudo, esta estratégia tem a vantagem do alcance orgânico, um bom indicador para perceber se os seus conteúdos correspondem às expectativas dos seus seguidores.

Maioritariamente, os seguidores chegam à sua marca através de pesquisas nos motores de busca. Ao longo do tempo, estas visitas fazem o seu website ‘subir’ no ranking do Google, ou seja, na ordem de resultados apresentados numa pesquisa. Simultaneamente, reduz o investimento, uma vez que os mesmos conteúdos – até os mais antigos – continuam a atrair visitantes ao seu website e a gerar leads. Assim, é importante, além da relevância da informação que aborda, ter algumas noções de SEO (desmistificamos neste post esse bicho de sete cabeças de que tanto se fala).

Uma estratégia de conteúdos dá trabalho (não sendo à toa que, atualmente, há profissionais que se dedicam à tarefa em tempo integral). Porém, quando é bem feita, os resultados podem ser bastante gratificantes. Encha-se de orgulho da sua marca e mostre-se ao mundo. Ponha mãos-à-obra, mesmo se tiver outras estratégias a decorrer em simultâneo.

 

Quanto tempo tem para o fazer?

A boa estratégia de anúncios pagos é uma auto-estrada... paga para circular, porém, chega mais rapidamente ao seu destino. Se precisa de atingir maiores resultados num espaço temporal mais reduzido, este é o caminho.

Esta estratégia será incisiva, objetivamente direcionada a um público específico. Vai focar-se nas suas personas, com uma segmentação por localização, género, idade, interesses e outras características relevantes para o sucesso da sua marca. Consequentemente, aumenta o alcance da campanha, intensifica a possibilidade de conversão e, naturalmente, conquista um retorno mais imediato. Porém, não se iluda... o retorno é sempre proporcional ao investimento.

 

Então e agora?

Comece por definir, detalhadamente, objetivos e prazos.

Com a criação de conteúdos, vai alcançar resultados consistentes, apesar de mais demorados. É o tipo de ação para construir uma relação com o seu público e, simultaneamente, gerar conhecimento para a sua marca.

As épocas festivas ou a necessidade de escoar produto, podem ser bons momentos para apostar em publicidade paga. No entanto, são ações pontuais, de caráter urgente, que não se prolongam no tempo. Alcançados os objetivos e analisados os resultados, pode planear a próxima campanha. Neste tipo de campanhas, tem acesso a métricas que lhe permitem avaliar resultados e fazer ajustes, se necessário.

Uma grande vantagem desta estratégia de publicidade online, é colocar a sua marca a competir, diretamente, com todas as outras. Até com as maiores marcas! Isto seria impensável há uns anos, ou mesmo atualmente em alguns meios, como a TV, por exemplo. Aproveite a mudança dos hábitos de consumo ocorrida nos últimos tempos, bem como a passagem para um mundo cada vez mais digital, para incluir a sua ‘montra’ na grande exposição da esfera online. O perfil do consumidor atual passa, cada vez mais, pelo maior número de horas online, em detrimento do tempo despendido em frente à televisão. Aproveite a tendência e posicione-se lado a lado com os melhores, neste maravilhoso mundo novo!

 

À laia de conclusão, a nossa recomendação é criar uma estratégia com a harmoniosa combinação de ambas. Invista em anúncios pagos nos momentos certos, sem, contudo, abrir mão da criação de bons conteúdos, que distribuirá de forma gratuita, aos seus seguidores.

 

Na Pixel in Motion, conhecer muito bem o nosso cliente é fundamental. Saber das suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, permite-nos sentir os seus receios ou o seu entusiasmo. Pesamos bem os prós e os contras de cada marca que trabalhamos. Só assim conseguimos apresentar a melhor estratégia integrada de marketing para cada uma, com foco nos resultados esperados, sempre mensuráveis.

 

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