5 Ferramentas Gratuitas indispensáveis a Pequenas Empresas

5 Ferramentas Gratuitas indispensáveis a Pequenas Empresas

O tempo é o nosso recurso mais valioso. É o que nos permite desenvolver projetos, criar negócios e oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. No entanto, é muito fácil ficar preso ao passado e utilizar estratégias demoradas e pouco eficientes. Um grande entrave para qualquer empresa! 

Quando automatizamos tarefas, otimizamos tempo e podemos alocar recursos a outras atividades mais importantes. Os clientes ficam mais satisfeitos com a rapidez de entrega, e os empreendedores com menos horas de trabalho extra. É win-win para todos!

A automatização de tarefas é diferente da automação de marketing. Saiba mais sobre a automação de marketing aqui.

Assim, hoje trazemos-lhe as 5 ferramentas indispensáveis para empresários. 

1 – Gestão de projetos: Trello 

O Trello é uma das ferramentas mais populares para gestão de projetos. É incrivelmente intuitivo, fácil de utilizar e flexível. 

A ferramenta funciona por projetos ou “quadros” com cartões, em que a cada cartão é, geralmente, atribuída uma tarefa. No Trello pode colaborar com a sua equipa e atribuir pessoas responsáveis pela tarefa em cada cartão.  

O modelo mais típico de utilização é através dos grupos “To Do”, “Doing” e “Done”, mas existe liberdade total para personalizar o quadro de acordo com as suas preferências. Veja esta lista de modelos para se inspirar e turbinar o seu fluxo de trabalho. 

Fonte: Trello 

Dica: há muitas empresas que utilizam o Trello também como ferramenta de planeamento de conteúdos, onde podem ser incluídas as datas, responsável de criação e publicação, plataforma de publicação, etc. 

 

2 – Design gráfico para não designers: Canva 

 

Fonte: Canva 

O Canva veio salvar a vida de muitos empreendedores e especialistas de marketing que não têm um designer ao seu lado a toda a hora. Mesmo sendo o Design algo indispensável a qualquer empresa, muitos empreendedores não têm a capacidade de contratar alguém para essa função na fase inicial do negócio. 

Mas não se preocupe se não sabe utilizar ferramentas como o Photoshop, Illustrator ou InDesign. No Canva é possível criar designs impactantes para as redes sociais, através de templates já existentes (gratuitos ou pagos). 

 

3 – CRM: Hubspot 

Ter uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) ou em português Gestão de Relação com o Cliente é importante para qualquer empresa, quer tenha um número baixo ou elevado de clientes. Para empresas B2B, é indispensável. 

Um CRM permite a organização e gestão dos contactos para que possa mantê-los num fluxo de nutrição de leads, permitindo a maior eficiência da comunicação da empresa e o aumento das vendas. 

 

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente 

Fonte: Hubspot 

 

O Hubspot oferece um plano gratuito para pequenas empresas. Os planos podem incluir funcionalidades como automação de emails, pipelines de negócio, relatórios personalizados e chat ao vivo no website. 

 

4 - Gestão de redes sociais: e-goi 

Manter as redes sociais ativas, com publicações frequentes, nos dias e horas indicados, não é fácil. O agendamento de publicações resolve esse problema! 

No que toca ao Facebook e Instagram, já existe o Facebook business Manager que permite agendar posts em ambas as redes sociais. No entanto, para as empresas que estão presentes em outras redes sociais, como o LinkedIn ou Google My Business, é necessário utilizar uma ferramenta externa para os agendamentos, como o e-goi. 

O e-goi permite o agendamento até 30 publicações mensais gratuitas no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Google My Business. 

Fonte: e-goi 

Se está a deixar as redes sociais de lado, está a perder uma grande oportunidade no marketing digital. Saiba mais nesta página.

 

5 - Automação: Zapier 

O Zapier incorpora ferramentas de automação para um fluxo de trabalho mais eficiente. Através desta plataforma, é possível criar automações de várias tarefas para reduzir o trabalho manual, sem tocar numa linha de código!  

A ferramenta inclui mais de 3000 integrações de plataformas e aplicações populares. 

 

 

Segundo o Zapier, as formas mais populares de “poupar tempo” são: 

  • Enviar todas as informações automaticamente de uma aplicação para outra. Por exemplo, se quiser manter uma folha de cálculo com todos os dados de clientes do seu website ou CRM como backup. 

  • Encontrar fluxos de trabalho já realizados para poupar tempo e recursos. Neste caso, referem-se a modelos de integrações já realizadas por outras pessoas, prontas a ativar. 

  • Construir algo personalizado a si, conectando todas as suas aplicações.  

 

Por exemplo, algumas automações usando o Trello, que falámos acima, poderiam ser as seguintes: 

 

  • Criar um cartão do Trello sempre que há uma nova linha numa folha de cálculo; 

  • Criar um cartão do Trello para novas respostas do Google Forms; 

  • Criar eventos do Google Calendar a partir de cartões adicionados ao Trello. 

 

No final, tudo se resume às suas necessidades e do seu negócio. Sempre que estiver a fazer um trabalho manual com caráter repetitivo pense “será que posso automatizar isto com o Zapier?”. Se no Zapier encontrar as ferramentas que utiliza, provavelmente pode! 

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