A Importância da Identidade Corporativa

A Importância da Identidade Corporativa

Mar 21, 2022

Entenda a importância da identidade corporativa para uma empresa.

 

Uma identidade corporativa deve ser planeada diretamente no momento da fundação da empresa. Com a ajuda dos três pilares – Design Empresarial, Comunicação Empresarial e Cultura Empresarial – é mais fácil para a sua empresa destacar-se das restantes. Se planeada e implementada de forma correta, pode fazer uma diferença abismal na identidade corporativa de uma empresa. Uma identidade corporativa bem pensada determina como uma empresa é vista pelo público e o que os clientes esperam da mesma.

A Identidade Corporativa é o resumo do que define e distingue a empresa das demais. Em resumo: Uma IC torna uma empresa inconfundível. Como tal, o termo identidade corporativa abrange muito mais do que se poderia pensar no início: a cultura ou filosofia corporativa, a comunicação para o mundo exterior, o design do logotipo, as instalações da empresa e o website – tudo isto faz parte da identidade corporativa. Mas, para ter uma visão completa do vasto campo da identidade corporativa, temos de analisar os três principais pilares da IC.

 

O que pertence, então, à Identidade Corporativa?

Há vários elementos na IC, mas a maioria resume-se a três elementos essenciais, os tais “pilares da identidade corporativa”.

  1. O Design Empresarial é a identidade visual da empresa. Diz respeito ao logotipo da empresa, ao design do website e de qualquer outro elemento visual da empresa, por exemplo brochuras, anúncios, cartões de visita e papel timbrado. Idealmente, o design corporativo é o fio condutor que chega a outras áreas da empresa, chegando até mesmo ao vestuário dos funcionários.
  2. A Cultura Empresarial abrange áreas como o comportamento, mas também serve de barómetro para os princípios morais e éticos. Valores, normas e convicções são as variáveis básicas na qual se baseia a cultura empresarial. A cultura empresarial, juntamente com os seus valores e convicções, é a base do conceito da comunicação.
  3. O planeamento da Comunicação Empresarial também faz parte deste elemento. É identidade comunicativa de uma empresa: tanto externa como interna, enquanto conceito. Por exemplo, como são feitos os comunicados de imprensa ou as newsletters. A Comunicação Corporativa trata de temas deste tipo, mas outros elementos da identidade corporativa podem ser resumidos também no âmbito da comunicação corporativa.

Quer a utilização de certos ilustrativos em logótipos e em websites (para criar uma uniformidade transversal em todas as vertentes corporativas) - ou a comunicação com os clientes e os princípios gerais da empresa - uma identidade planeada com antecedência só pode ser benéfica para si e para a sua empresa.

Na Pixel in Motion, podemos ajudá-lo a definir com critério esta abordagem do lado visual, cada vez mais decisivo num mundo que atribui mais importância à imagem.

5 Advantages of Marketing Automation for your Company

Comments

Leave a Reply