A Publicidade Tradicional Está Viva e Recomenda-se à sua Empresa

A Publicidade Tradicional Está Viva e Recomenda-se à sua Empresa

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Sep 24, 2021

Já dizia Mark Twain: parece que as notícias da minha morte são manifestamente exageradas. Há muita gente que dá marketing tradicional como clinicamente morto. E, vá, até podem ter razão, se pensarmos naquele vendedor irritante de fato e gravata, chato e desqualificado, que tenta impingir tudo e mais alguma coisa. Mas não sejamos tão radicais. Até quem defende o marketing digital com unhas e dentes sabe que os métodos convencionais continuam relevantes, especialmente quando combinados com boas estratégias online.

Vamos por partes. Os anúncios na rádio e na televisão são para quem tem bolsos largos. Já proprietários de pequenas empresas, com orçamentos mais curtinhos, têm de saber gerir os cifrões com cuidado. Preferem cartazes, brochuras e outdoors. Mas estes também têm evoluído, sofisticando-se à medida que ferramentas de design são criadas.

Por exemplo, hoje em dia facilmente encontramos painéis digital que se transformaram em paredes e fachadas de edifícios. Vemos cartazes móveis afixados em táxis, autocarros e comboios. Muitos outdoors passaram a ser feitos em ecrãs LED, onde a preferência é dada às imagens e o texto passa para segundo plano. O marketing tradicional utiliza material físico e tangível. O cérebro olha para o papel ou para outro objeto como elementos “reais”, cuja informação cria maiores laços com a memória. Um texto em papel também é mais fácil de recordar do que aquilo que lemos em catadupa nos milhões de páginas online.

Por exemplo, na publicidade exterior, uma boa imagem aumentará a perceção da marca e levará potencial cliente à internet para obter mais informações sobre ela. Quem passa de carro ou a pé pelo anúncio acaba por sentir essa curiosidade. Ora, é quase absurdo olhara para a publicidade tradicional e considerá-la obsoleta, tendo em conta estes argumentos. Nos dias de hoje, ela ainda chega a todas as classes sociais, idades e géneros.

O marketing tradicional continua vivo, apesar do crescimento dos métodos digitais e da popularidade destes em empresas e consumidores. Por exemplo, a publicidade tradicional ainda tem uma elevada taxa de conversão na geração baby boomer e na anterior, pois ambas nasceram antes da era digital. Estas duas gerações possuem também um poder de compra maior em relação à maioria dos jovens adultos millennial. Portanto, se o seu produto e/ou empresa está vocacionado para um público mais sénior, faz todo o sentido optar pelo marketing tradicional se quiser atraí-lo.

Para além de estabelecer conexões mais uma humanas com o seu público, o marketing tradicional também pode ser utilizado para cimentar uma comunidade. Embora isto também possa ser acontecer no mundo online – como já referimos noutros artigos –, as interações presenciais e mais pessoais podem ajudar a construir uma base de clientes mais fiel à sua marca.

Apesar de o marketing digital estar na vanguarda das maiores estratégias publicitárias, as empresas continuam a alavancar técnicas tradicionais. E porquê? Funcionam. Embora os métodos digitais tenham a dimensão necessária para atingir um público mais vasto e internacional, num ritmo muito mais acelerado, os métodos tradicionais, comprovados e devidamente testados, produzem ótimos resultados.

Na Pixelinmotion não vemos só de um olho, nem gostamos de fundamentalismos. A nossa experiência na publicidade começou no século passado com a publicidade tradicional. Não estamos apenas associados à esfera online e jamais abdicaremos das vantagens dos métodos tradicionais. Afinal, se a sua empresa encaixa melhor numa estratégia clássica, é exatamente essa que seguiremos.

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