Funil de Vendas: um conceito que deve conhecer 

Funil de Vendas: um conceito que deve conhecer 

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Sep 14, 2021

O que é um Funil de Vendas?

Um Funil de Vendas é a representação gráfica do caminho percorrido pelos seus potenciais clientes: desde o momento em que tomam conhecimento da sua marca até ao momento em que compram o seu produto. Se ainda não tiver trabalhado num Funil de Vendas para a sua empresa, é hora de meter as mãos na massa. Afinal, os potenciais clientes querem saber mais sobre a sua empresa antes de avançarem para a compra. 

Embora o funil de vendas de cada empresa varie em função da sua indústria e da duração do seu ciclo de vendas, tem sempre várias fases ou passos através dos quais os seus leads passam antes de uma compra ser concluída. Estas fases incluem: 

- Perceção: Esta é a fase em que o potencia cliente ouve falar da sua marca pela primeira vez. Por exemplo, através de um motor de busca ou anúncio. Independentemente da forma como ouçam falar de si, este é o primeiro ponto de contato do potencial cliente com a sua empresa. 

- Interesse: Nesta fase, o lead é confrontado com algo interessante, tal como uma oferta de desconto ou conteúdo gratuito que lhe seja relevante. Por exemplo, em troca dos dados de contato do potencial cliente, pode oferecer-lhe uma newsletter ou ofertas especiais por email. 

- Decisão: Nesta fase, garante a atenção do seu potencial cliente com a proposta de venda única da sua empresa, que o leva a querer saber mais sobre a sua marca. Por exemplo, pode tentar fazer com que o lead chegue à fase final do Funil de Vendas através de provas sociais, na forma de testemunhos ou histórias de sucesso de clientes que já fizeram compras no seu website. 

- Ação: Nesta fase, um potencial cliente torna-se cliente, ao fazer uma compra ou subscrição do seu serviço.  

Como funciona cada fase do Funil de Vendas? 

À medida que os leads avançam no seu funil de vendas, aquelas que não se enquadram no perfil do seu cliente ideal - também conhecido como persona - são paulatinamente filtrados. Saem do funil de vendas porque não têm necessidades ou desafios que o seu produto ou serviço possa resolver. Isto não é uma coisa má, pois faz com que o seu cliente ideal alcance a fase final e faça uma compra. 

 

Quanto maior for a percentagem de pessoas que atingem a fase seguinte, maior será a qualidade dos leads que está a visar e a comunicação também será mais eficaz. O seu derradeiro objetivo é fazê-los passar pelo Funil de Vendas até que o negócio seja fechado. O seu Funil de Vendas oferece-lhe ainda mais benefícios: pode criar previsões de vendas mais precisas, melhorar as suas taxas de conversão e aumentar ainda mais as suas vendas. 

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