Instagram: um aliado para a sua empresa

Instagram: um aliado para a sua empresa

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Nov 03, 2021

Com mais de 800 milhões de utilizadores ativos mensais, e 500 milhões de utilizadores online todos os dias, o Instagram é atualmente uma das redes sociais mais importantes. Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, viu tanto potencial na plataforma e nos benefícios do Instagram que o adquiriu por um bilião de dólares. E o crescimento continua.

Empresas de todo o mundo estão a tirar partido desta plataforma em rápida ascensão. Das cem maiores marcas do mundo, 90 têm uma conta empresarial no Instagram. Com tantas marcas e empresas no Instagram, será que o marketing passa apenas por meter algumas fotografias giras da sua própria empresa? Não é bem assim. Há várias formas de gerar vendas, leads e muito mais no Instagram.

1. Cada vez mais utilizadores utilizam o Instagram para fazer compras online

A vantagem mais importante desta app pode ser resumida numa palavra: vendas. Mais de um terço dos utilizadores já utilizaram o Instagram para comprar um produto online. Isto significa que, ao contrário de outras redes sociais, a probabilidade de fazer uma venda no Instagram é muito maior.

2. A segmentação no marketing do Instagram

O boss do Facebook Mark Zuckerberg comprou o Instagram há alguns anos e expandiu as funções da plataforma. O Facebook, já por si conhecido como uma das plataformas mais avançadas ao nível publicidade, fez com que Instagram também alcançasse esse nível. Pode exibir anúncios por idade, interesses, comportamentos de utilização e localização. Estas opções levam a sua estratégia de marketing Instagram para o nível seguinte e com os seus anúncios Instagram pode criar um funil de vendas preciso para impulsionar mais vendas.

3. Os anúncios no Instagram garantem um ROI detalhado

O Instagram utiliza o mesmo gestor de anúncios do Facebook. Desde cliques de link até às conversões, pode acompanhar tudo. Também pode ver o custo por resultado para cada uma das suas campanhas. Dependendo do objetivo que está a perseguir no Instagram, pode utilizar o Gestor de Anúncios para ver que resultados foram alcançados, e o custo associado, e a qualquer momento.

4. O Instagram disponibiliza perfis privados e contas empresariais

Tal como o Facebook, a Instagram distingue entre perfis pessoais e contas empresariais.

Se converter a sua conta pessoal numa conta comercial, pode também ativar vários recursos diferentes.  Os utilizadores do Instagram devem ser informados de que a conta pertence a uma empresa e não é uma conta Instagram pessoal. Esta personalização irá ajudá-lo a tirar partido de todas as caraterísticas do Instagram Business e a criar uma conta de sucesso.

5. A possibilidade de construir uma nova base de clientes

O Instagram oferece uma funcionalidade que o Facebook não tem: funcionalidade orgânica. A funcionalidade orgânica inclui todas as promoções que não exigem um pagamento. Na Instagram, por exemplo, pode aumentar o número dos seus seguidores sem anúncios pagos. Isto permite uma relação mais natural entre a empresa e os seus seguidores. Quanto mais seguidores tiver, mais provável é que outros comecem a segui-lo. Este crescimento orgânico é especialmente importante para as empresas recém-criadas.

Os seus esforços também são recompensados mais rapidamente no Instagram do que em outras plataformas. 50% dos utilizadores do Instagram já seguem várias empresas e marcas. Isto significa que metade dos tais 800 milhões de pessoas podem tornar-se potenciais subscritores.

6. Um reforço da relação com os seus subscritores

Outra vantagem do Instagram como plataforma orgânica é a grande interação. É dez vezes maior do que o Facebook, 54 vezes maior do que o Pinterest e 84 vezes maior do que o Twitter. Além disso, os utilizadores do Instagram leem cerca 5 biliões de mensagens todos os dias. Com estas elevadas taxas de interação, pode assumir que o seu grupo alvo também irá interagir com as suas publicações e sem custos!

No Instagram, podem marcar os utilizadores com “@” e responder diretamente a alguém que tenha clicado na imagem ou comentado o post. Quanto mais transparente e responsiva uma marca for na interação com os seus seguidores no Instagram, mais confiança é alimentada entre as partes. Quanto maior for a confiança dos consumidores na sua marca, menor será a probabilidade de eles acabarem nos braços da concorrência.

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