5 Dicas de Redes Sociais para Pequenas Empresas

5 Dicas de Redes Sociais para Pequenas Empresas

Apr 27, 2024

A evolução tecnológica veio revolucionar a forma como comunicamos, a um nível global, alterando a interação das marcas com o público.

Atualmente, estamos conectados 24 horas por dia, em qualquer parte do mundo, através de qualquer dispositivo móvel. Com a internet chegou a globalização!

As redes sociais transformaram-se no grande aliado dos empreendedores, principalmente das pequenas marcas. Quando bem utilizadas, além de atraírem novos clientes, geram impacto social e ajudam ao posicionamento da marca, impulsionando o seu negócio.

Se, outrora, apenas as marcas de sucesso conseguiam chegar ao consumidor, esse cenário é, hoje, inteiramente distinto. Com facilidade, rapidez e, principalmente, baixos custos de investimento, as redes sociais abriram as portas aos pequenos negócios e, presentemente, o sucesso está ao alcance de todos e mede-se em cliques.

Ainda assim, esse mundo de infinitas oportunidades exige algumas reflexões e cuidados, para conseguir chegar a bom porto.

 

5 dicas a considerar, para uma boa gestão das suas redes sociais

 

1. Em que redes estar?

Observe o seu cliente e perceba os seus hábitos. Conheça as redes sociais existentes, como funcionam e quem está em cada uma delas. Selecione as que forem adequadas ao seu negócio, as que abrangem o seu público e que servirão o seu propósito, no cumprimento das suas metas. Concentre nessas os seus esforços e ignore as restantes... é trabalho inglório, que não lhe trará retorno.

2. Defina a estratégia.

Para cada rede, uma estratégia. São plataformas diferentes, com objetivos diferentes, um público-alvo específico e conteúdos característicos, adaptados ao perfil da rede. Assim, cada uma delas vai exigir uma estratégia que se encontre em harmonia com toda essa mescla de propriedades.

Vejamos os diferenças em alguns exemplos:

  • Facebook – é a rede social ainda mais utilizada; permite publicar textos, imagens, vídeos e links para sites externos, como o site ou blog da própria marca;
  • Instagram – pensado para um conteúdo mais visual, como fotografias e, mais recentemente, vídeos, pouco texto nas publicações e sem possibilidade de incluir links;
  • Twitter – admite a publicação de vídeos e imagens, com texto limitado a 140 caracteres. É, comummente, utilizada para notícias curtas, num registo de comunicação rápido e objetivo.
  • Pinterest – totalmente visual, é uma rede muito usada por artistas, artesãos e outros profissionais ligados a áreas visuais e das artes, como a moda, o design gráfico e de interiores,  para divulgação de trabalhos e projetos.
  • Linkedin – orientada para a comunicação empresarial e ligações profissionais, é uma rede mais formal, pensada para networking e apresentação de experiências de trabalho, recrutamento e pesquisa de novas oportunidades.

3. Planeamento, assiduidade e monitorização.

Publique de forma regular, preferencialmente às mesmas horas e, se possível, nos mesmos dias. Atente nos resultados e analise as métricas, como o alcance, cliques por post, número de visualizações e outros indicadores. A grande vantagem das redes sociais é ter acesso a toda a informação, que lhe permite fazer os acertos necessários para melhorar o desempenho online da sua marca.

4. A qualidade nos conteúdos.

Aposte na qualidade, em detrimento da quantidade. Se não tem tempo ou material suficiente para publicações diárias, publique menos, mas faça-o bem. Vá além dos posts com os seus produtos e serviços, ou arrisca-se a perder seguidores, reduzir o engagement e, consequentemente, diminuir o alcance. Disponibilize conteúdos originais e interessantes para o seu público, conjugando os recursos disponíveis, como texto, fotografia e vídeo.

Evite erros de escrita e não descure bons materiais visuais, principalmente nas redes sociais pautadas por esse tipo de conteúdos, como o Instagram ou o Pinterest. Vá de encontro ao que eles procuram e aumente o seu envolvimento com a marca.

5. Conheça o seu público e humanize.

Crie as personas da sua marca. Saber com quem pretende comunicar é fundamental para direcionar a sua estratégia assertivamente e construir relações. Saiba quem são, onde estão, o que procuram.

Crie uma ligação de proximidade com os seus seguidores, seja através da linguagem utilizada, do tipo de publicações ou da interação direta com eles. Mostre-se, mostre a sua equipa, os ‘bastidores’... humanize!

Responda SEMPRE aos comentários e mensagens, tão brevemente quanto conseguir, sem NUNCA ultrapassar as 24h (que o seu público já acha demasiado). Transmita uma imagem de interesse e cuidado com quem o segue.

 

Posto isto, deixamos-lhe uma dica extra... inspire-se nos bons exemplos da sua concorrência! Não há mal nenhum em estar atento e é prática corrente acompanhar o percurso de empresas bem-sucedidas. Demonstra reconhecimento e admiração. Mas atenção: o plágio é proibido!

Estruture a sua equipa ou procure competência especializada numa equipa externa. Há muito a fazer, neste mundo de possibilidades.

Não fique de fora! Se for preciso, fale com a Píxel. ;)

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