Social Media Marketing: Transforme os seus clientes em fãs

Social Media Marketing: Transforme os seus clientes em fãs

By
Sep 22, 2021

As redes sociais têm sido parte integrante do marketing empresarial já há vários anos. Dependendo do modelo de negócio e do grupo-alvo, cada empresa deve estar ativa nas redes sociais mais apropriada, como forma de interagir com potenciais clientes. 

O que são as redes sociais? 

O termo rede social surgiu juntamente com o advento da web 2.0: em vez de deixar que a comunicação flua num único sentido, os utilizadores podem criar e partilhar eles próprios conteúdos em plataformas de meios de comunicação social. Isto também é conhecido como conteúdo gerado pelo utilizador. 

Plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube ou TikTok transformaram as redes sociais num fenómeno de massas e abriram novos canais de comunicação para empresas, indo além das típicas relações públicas. Os utilizadores estabelecem redes entre si ou com os meios de comunicação e empresas, gerando muitas oportunidades. Mas, claro, há sempre alguns riscos. 

A maioria das pessoas acha útil receber recomendações e dicas sobre aquilo que lhes interessa. Existem grupos e fóruns nas redes sociais para quase todas as áreas. Estes mesmos grupos são verdadeiras instituições que formam opiniões sobre os seus serviços e produtos. 

Ora não há melhor do que colocar a sua empresa nas redes sociais para interagir com os utilizadores. Terá também a oportunidade de observar como a própria oferta é avaliada pelos consumidores e trabalhará para sempre uma reputação positiva online. 

Para além das oportunidades publicitárias, uma cultura construtiva de feedback na rede oferece também a oportunidade de desenvolver ainda mais essa oferta. É uma forma eficiente e rentável, especialmente para start-ups que querem aumentar rapidamente o seu volume de negócios. Mas isto só pode correr bem se for criado um canal credível e digno de confiança, que não comunique apenas numa direção apenas. Ou pior ainda: que apenas faça publicidade. 

Nas redes sociais, as empresas podem influenciar a perceção pública da empresa. O marketing das redes sociais pode ser colocado ao serviço do cliente e da prospeção de mercado. Esta forma de marketing é também adequada para a área dos recursos humanos ou do desenvolvimento tecnológico. Até pode ser aproveitado como forma de comunicação interna. 

Os instrumentos que têm à mão incluem as redes sociais e as plataformas de vídeo já mencionadas acima. As áreas de aplicação incluem também blogs de empresas, microblogs, serviços de geolocalização e as wikis, que blogs web sem restrições de acesso. 

Esses mesmos blogs, revistas online, webinars, tutoriais em vídeo e podcasts aumentam a interação entre a empresa e potenciais clientes. As atividades de marketing das redes sociais também melhoram a colocação nos motores de busca mais populares, por isso entre fale connosco e a Pixelinmotion irá mostrar-lhe como tirar o melhor partido destas fantásticas ferramentas. 

Comments

Leave a Reply